Calculadora do PIS

Além das mudanças que resultaram da introdução das novas regras de administração do PIS, o cálculo do PIS é sempre uma dúvida para todos os Brasileiros. Milhares de trabalhadores não sabem com certeza se têm direito aos benefícios do PIS ou ao Abono Salarial. Confira se tem direito ao saque dos benefícios:

Seu salario foi o mesmo valor durante ano?

Preencha com o seu salario
Calcular

O Governo Federal introduziu o Programa de Integração Social na década de 70 com o objetivo de integrar os trabalhadores na vida e no desenvolvimento das empresas. Até hoje, o PIS tem sido um benefício pago anualmente a todos os trabalhadores incluídos nas exigências legais do Programa.

O PIS é administrado pela Caixa Econômica Federal, sob os auspícios do Governo Federal, e é pago na forma de Abono Salarial todos os anos, a partir do mês de Julho. Os trabalhados que têm direito ao benefício, recebem o valor equivalente a 1 salário mínimo vigente na data de pagamento definida no calendário oficial.

Como calcular o PIS

Para calcular o PIS, o trabalhador deve informar o valor da remuneração mensal e a quantidade de meses trabalhados. Vale a pena salientar que para ter direito ao benefício, o trabalhador deve ter recebido em média até dois salários mínimos de remuneração mensal no ano base de referência de cálculo. Por exemplo: Para calcular o PIS 2017, o ano base considerado é 2016, então o valor do salário mínimo para efeito de cálculo é de R$880,00. Neste caso, o trabalhador deve ter recebido até R$1.760,00, que é o montante equivalente a dois salários mínimos.

Para descobrir se um trabalhador tem direito aos benefícios e para o cálculo efetivo do PIS, a remuneração mensal é multiplicada pela quantidade de meses trabalhados e depois dividida pelos meses trabalhados, assim a remuneração média deve ser inferior a dois salários mínimos. Neste caso específico, o trabalhador terá direito ao Abono salarial do PIS.

Para cálculos percentuais do Abono Salarial é sempre importante consultar pessoalmente a Caixa ou um dos seus representantes oficiais.

Quem tem direito ao PIS

O valor do Abono Salarial do PIS é de um salario mínimo, assegurado ao trabalhador que:

  • Estiver cadastrado no PIS por pelo menos 5 anos;
  • Recebido remuneração média de até dois salários mínimos durante o ano base de referência de cálculo;
  • Tiver sido empregado com registro em carteira por pelo menos 30 dias consecutivos ou não no ano base de referência de cálculo;
  • Seus dados devem ter sido oficialmente informados através de RAIS pelo empregador.

Como devem proceder para o saque do PIS

Os trabalhadores devidamente qualificados para o recebimento dos benefícios do PIS devem verificar as datas dos pagamentos de acordo com os meses de aniversário.

Devem comparecer a uma agência da Caixa, munidos do número de inscrição do PIS, documento de identidade com fotografia ou, usar o Cartão Cidadão e acessar o portal do PIS diretamente.

Aqueles com conta bancária terão os créditos diretos em suas contas.

As agências lotéricas espalhadas por todo o País também podem ser usadas para efetuar os saques. Desde que devidamente identificados com documentos e o número de inscrição do PIS, todos os trabalhados podem retirar as bonificações também em agentes correspondentes da “Nossa Caixa”.