Calendário do PIS

Para muitos trabalhadores do País, o PIS é um benefício muito esperado o ano inteiro. O PIS é conhecido também como Abono Salarial. Este benefício é disponível aos trabalhadores que estavam empregados e registrados com carteira assinada no período de pelo menos 30 dias no ano anterior. O pagamento do benefício é feito pela Caixa Econômica Federal de acordo com o Calendário PIS 2017. Os benefícios começam a ser pagos a partir do mês de Julho, até o mês de Março do próximo ano.

Anualmente a Caixa Econômica Federal, e o Ministério do Trabalho divulgam a tabela do PIS, com as datas de pagamento do benefício. Confira abaixo o calendário do PIS:

Mês de nascimento

Você tem conta na Caixa?

Calcular

Saiba quem tem direito ao PIS 2017

O acesso aos benefícios do PIS deve satisfazer alguns critérios legais:

  • O trabalhador precisa ter desempenhado funções de cunho empregatício, em regime de CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), e pelo menos 5 anos de cadastro no Programa de Integração Social (PIS);
  • O empregado deve ter desempenhado as funções empregatícias, legalmente, em regime de CLT (carteira assinada) durante pelo menos 30 dias no anterior;
  • O salário do trabalhador não pode haver ultrapassado o valor correspondente a dois salários mínimos vigentes no País;
  • O empregador, Pessoa Jurídica, precisa estar em dia com o MTPS (Ministério do Trabalho e Previdência Social).

Conheça as novas regras do PIS 2017

O Governo Federal e o Ministério do Trabalho anunciaram as novas regras do programa de recebimentos dos benefícios do PIS no ano de 2017. É bem provável que a tabela de 2017 seja estendida ao ano seguinte, como tem acontecido no passado. O trabalhador já poderá receber o valor total se a contribuição do ano anterior foi igual a 30 dias de trabalho. O objetivo das mudanças pelo Governo Federal é reduzir gastos com trabalhadores inativos.

O PIS é equivalente a um salário mínimo vigente no País no período do saque dos benefícios. De acordo com o novo salário mínimo, o valor do PIS para o ano de 2017 é de R$ 946,00 (Novecentos e quarenta e seis reais).

Saiba qual é o prazo legal para sacar o PIS 2016-2017

O MTPS (Ministério Trabalho e Previdência Social) é responsável pela divulgação anual do calendário do PIS. Neste ano, o benefício ficará disponível para saque pelos trabalhadores somente até o dia 30 de Junho. Os pagamentos são definidos de acordo com a data de nascimento do beneficiário. Esta prática facilita a administração do fundo e previne fraudes, evitando também um grande fluxo aos agentes da Caixa.

Todos os trabalhadores devem ficar atentos ao calendário de pagamentos. O último dia para saque é 30 de Junho de 2017, caso não seja retirado o Abono Salarial na data legal, os valores serão revertidos ao Fundo de Previdência Social. Para receber, basta comparecer a uma agência da Caixa Econômica Federal, ou qualquer agência lotérica ou correspondente “Nossa Caixa”, munido do cartão de inscrição no PIS, um documento de identidade com fotografia ou o Cartão Cidadão com senha devidamente registrada.

Os valores não retirados pelos beneficiários não serão adicionados ao benefício do próximo ano. Em cada ano, os valores disponíveis para saques são calculados de acordo com as novas regras e os valores de referência do salário vigente na época dos pagamentos.