Conheça o seu número do NIS

Todas as pessoas que recebem benefícios sociais, como Bolsa Família, ou outras bolsas do sistema social, devem saber que é importante conhecer o NIS, ou saber como acessá-lo para poder receber os benefícios do PIS PASEP nas agências da Caixa Econômica Federal ou lotéricas de todo o país. O NIS é uma sequência numérica emitida pelo Plano de Integração Social e facilita a identificação do usuário quando do recebimento do Abono Salarial. No caso da perda do NIS ou na ausência deste número de identificação é possível acessar meios de recuperá-lo junto aos órgãos oficiais do Governo.

Para qualquer consulta referente ao seu saldo do PIS, ou para o saque dos benefícios, o NIS é uma identificação imprescindível. Ele é também essencial para consultar o saldo da bolsa família e outros dados relacionados com a aposentadoria do trabalhador.

Como descobrir seu número do NIS

O seu número NIS está inserido nos documentos listados abaixo:

  • Cartão Cidadão emitido pela Caixa Econômica Federal – O número do NIS está em evidência, impresso no cartão cidadão, numa sequência numérica de mais de nove dígitos;
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social – O NIS também está registrado na CTPS. Na página onde mostra os dados pessoais do portador da Carteira de Trabalho, o NIS está incluído nos detalhes de identificação do portador da carteira.
  • Cartão Bolsa Família – Os beneficiários do Programa Bolsa Família podem conferir o número NIS diretamente em seus cartões do programa social do Programa Bolsa Família. O NIS que aparece em destaque no cartão Bolsa Família, assim como no Cartão Cidadão é sempre do titular do cartão. Caso esteja procurando o NIS de um beneficiário o mais indicado é o NIS que aparece na Carteira de Trabalho e Previdência Social do trabalhador.
  • Carteira de Identidade – É possível também encontrar o NIS em alguns modelos mais recentes da Carteira de Identidade Federal, o RG dos Brasileiros. O número do NIS nestas carteiras de identidade está ao lado das siglas “PIS-PASEP”, que correspondem ao mesmo número do NIS.

Como consultar diretamente o número do NIS

Para consultar o NIS é possível usar mais de um processo de busca, por telefone ou pela internet. O governo disponibiliza um número para chamadas grátis e o site do governo também permite consultas online.

Pelo site oficial do Governo, é necessário fornecer alguns dados específicos antes de consultar do número do NIS. Siga alguns passos simples para consultas online.

Acesse o site: http://www5.dataprev.gov.br/cnisinternet/faces/login.xhtml

Informe todos os dados necessários de identificação. Normalmente é necessário que informe o nome da mãe, o nome completo do solicitante, número do RG e CPF, além de endereço residencial e um e-mail válido.

O fornecimento do NIS pelo site é feito de maneira bem rápida e simples. Automaticamente. Contudo, é possível também obter o NIS pelo telefone oficial da Caixa Econômica Federal. Os dados solicitados são os mesmos usados para a identificação do portador no site oficial. A ligação é grátis.

Outra maneira prática para consultar o número NIS é através do comparecimento a uma agência da Caixa Econômica Federal, munido dos documentos identificação. Assim que o NIS for fornecido, vale a pena salientar que é sempre prático registrar oficialmente o número em um documento de identidade para facilitar seu uso futuro.

Consultar NIS usando o número do CPF

Na ausência de qualquer um dos documentos de identidade citados anteriormente, ainda é possível consultar o NIS usando como referência o CPF do solicitante (beneficiário) no site oficial do Departamento de Previdência Social.

Assim que dados são informados e devidamente registrados, o site automaticamente exibe o número do NIS.

Conheça outra forma de identificar o NIS

O NIS é também o número PIS que identifica o beneficiário ao Abono Salarial e os benefícios do PIS por ocasião dos saques anuais de acordo com os calendários oficiais que são divulgados pela Caixa Econômica Federal. Os calendários são organizados conforme os meses de aniversário dos beneficiários. Nas Carteiras de Trabalho e Previdência Social mais recentes o NIS está logo na primeira página, ao lado do nome do trabalhador.

Este é o número que identifica o beneficiário aos programas sociais do governo, além de proporcionar ao trabalhador o acesso aos benefícios das empresas dos setores público e privado.